top of page

4 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Dia da Natureza e Aniversário da APA Tinharé-Boipeba

22/07/25

Dia da Natureza e Aniversário da APA Tinharé-Boipeba

  • Foto do escritor: Márcio Torres
    Márcio Torres
  • 22 de jul.
  • 3 min de leitura

No dia 5 de junho, moradores, instituições e turistas se reuniram para celebrar o Dia da Natureza e o Aniversário da Área de Proteção Ambiental Tinharé-Boipeba

A festa contou com uma programação repleta de atividades culturais, educativas e ambientais. O evento aconteceu na Praça Santo Antônio, no Centro Comunitário de Jataipeba e também em algumas praias da ilha.

A seguir, falamos sobre a importância da APA, do turismo consciente e a programação que o evento ofereceu!

Ilha de Boipeba APA Tinharé Boipeba
A Ilha de Boipeba, território da APA Tinharé-Boipeba

Importância da APA Tinharé-Boipeba para a preservação da Ilha de Boipeba

A área de proteção ambiental de Tinharé-Boipeba foi criada para proteger e preservar os ecossistemas da região, incluindo as diversas espécies da fauna e flora nativas. A APA inclui praias preservadas, manguezais e recifes de corais, assim como todos os animais nativos desses ambientes.

O aniversário da APA de Tinharé-Boipeba é organizado por moradores e visitantes com o intuito de preservar o meio ambiente, apoiar as comunidades nativas e manter Boipeba como um destino sustentável. 

Além disso, a APA também ajuda a controlar o desmatamento, conservar os recursos naturais e promover práticas que respeitam a natureza, educando moradores e turistas igualmente.

Programação e atividades realizadas durante a comemoração

Vista aérea Praia da Cueira Boipeba
Vista aérea da Praia da Cueira, em Boipeba

A comemoração do Dia da Natureza e o Aniversário da Área de Proteção Ambiental de Tinharé-Boipeba contou com uma programação diversificada, incluindo educação ambiental, integração comunitária e atividades culturais. 

A celebração se dividiu entre a Praça Santo Antônio, o Centro Comunitário de Jataipeba e a Praia da Cueira, e durou um dia inteiro.

Entre as atividades, aconteceu a trilha consciente, que reuniu várias pessoas para atravessar a mata até a Praia da Cueira. Ao chegar lá, fizeram um mutirão de limpeza e uma ação de revegetação com mudas nativas, com o intuito de conter a erosão marinha e minimizar os efeitos das mudanças climáticas. O transporte até a praia foi feito através de trator, que levou e buscou os participantes.

Durante o dia, a feira livre na Praça Santo Antônio reuniu produtos locais, oficinas e apresentações culturais, além de atividades como a pintura colaborativa guiada pelo artista Cândido

Já no Centro Comunitário de Jataipeba, ocorreu uma oficina de trançado de palha de coqueiro, organizada pelo artesão Ricardo Souza. Além disso, aconteceu o Cine Patachoca, uma exibição de curtas com temas ambientais e culturais.


Visita casa de farinha Boipeba
Visita à casa de farinha em Boipeba - Reprodução / Instagram @salveboipeba

A programação ainda incluiu uma visita guiada à Casa de Farinha, seguida de uma roda de conversa sobre o futuro da APA Tinharé-Boipeba no fim da tarde, e teve a presença de representantes do poder público, coletivos, associações e moradores. 

À noite, a Praça Santo Antônio recebeu um sarau literário, uma roda de capoeira com saberes sobre a madeira biriba, usada na fabricação do berimbau, e apresentações musicais de artistas locais.

O projeto só foi possível graças a associações, coletivos e parceiros locais, como o Salve Boipeba, a Associação Quilombola de Boipeba, o Projeto Vivá, o Flipeba e vários outros.

O Dia da Natureza e o Aniversário da APA Tinharé-Boipeba foi um evento muito importante para a ilha, proporcionando momentos incríveis e muita conversa. Agora que sabe o que aconteceu nesta celebração inesquecível, confira mais sobre o turismo consciente e visite Boipeba já entendendo como aproveitá-la de forma respeitosa.

 
 
 

Comentários


bottom of page