top of page

Travessia e trilha de Boipeba a Garapuá

Pouca gente sabe que é possível chegar em Garapuá na Ilha de Tinharé caminhando a partir de Boipeba. Um trecho lindíssimo, composto pela travessia do rio do Inferno, três praias desertas e cercadas por fazendas e coqueirais intocados, pequenos riachos de água ferrosa desaguando no mar e um belo manguezal.

  • O percurso do trekking

  • Opção de pernoite em Garapuá após o trekking

  • Duas opções de retorno à Boipeba

  • Piscinas naturais de Garapuá

  • Passeio de caiaque no manguezal

  • A gastronomia de Garapuá

  • Conheça outras opções de passeios em Boipeba

O percurso do trekking

O primeiro passo é contratar um barco para atravessar o rio do Inferno e a partir da extremidade sul da bela Fazenda Pontal, iniciar a aventura. O ideal é que a caminhada seja realizada na maré baixa, ou meia-maré baixando, para que a mesma se desenrole pela parte de areia dura da praia.

A maré cheia torna a viagem mais lenta e mais desgastante em função da areia fofa, além de seguir por alguns desvios dentro das fazendas. A trilha inteira segue por praias desertas, e possui uma sequência de elementos que serão observados no caminho.

O primeiro deles é uma pequena e charmosa capelinha construída na praia entre os coqueiros, um bom lugar para uma pausa e hidratação do corpo. Em seguida você passará em frente ao Aeródromo de Boipeba, que recebe aviões vindos de Salvador.

Apesar de ser uma só, essa longa praia é dividida em dois trechos, sendo o primeiro conhecido como praia do Pontal, que vai do ponto inicial da caminhada até uma pequena lagoa seca após o aeródromo. A partir de lá você estará caminhando pela praia do Pratigi da Ilha de Tinharé. Não confundir com a praia do Pratigi de Ituberá, ao sul de Boipeba e após a Barra de Carvalho.

Já na praia do Pratigi, o percurso ainda passará pela foz do pequeno rio da Maçã, onde há estrutura de barracas montadas por nativos, até chegar na extremidade norte da praia, quando surge um manguezal.

São duas as opções para transpor o mangue e a mata por trás dele. Se a maré estiver baixa, poderá seguir por dentro do mangue de areia branca, já com a maré cheia, a única opção é pegar uma trilha larga e sombreada por dentro da fazenda. Ambas possuem 900 metros de extensão e te levarão até a praia de Garapuá.

Prepare-se para o último trecho da viagem, serão aproximadamente 2 km caminhando por uma das mais belas praias e coqueirais do país. A praia de Garapuá é especialmente linda, com certeza você fará muitas pausas na caminhada para fotos incríveis! O percurso total entre Boipeba e Garapuá é de aproximadamente 13 km, superados com esforço e belíssimas recompensas.

Opção de pernoite em Garapuá após o trekking

Uma boa opção é realizar esse trekking associado com um pernoite em Garapuá, assim você terá tempo para aproveitar esse lugar encantador e valorizar todo o esforço da sua caminhada.

A vila é uma pequena comunidade de pescadores que oferece algumas opções de pousadas com ótima localização e estrutura. Além de ser um merecido descanso após longa caminhada, dormir uma noite em Garapuá te abrirá um leque de possibilidades, conforme explicamos no próximo tópico.

Duas opções de retorno à Boipeba

  1. Em automóvel 4x4 - É possível comprar uma passagem na volta de um dos passeios em automóveis 4X4 que vão de Boipeba para Garapuá, que inclui também a travessia de barco no rio do Inferno. Essa opção pode ser adquirida aqui mesmo conosco, assim você já pode deixar tudo alinhado e não perderá tempo durante o passeio.

  2. Caminhando - Por um lado, é a opção mais econômica, porém exigirá mais do preparo físico. A caminhada de retorno pelo mesmo percurso da ida deverá substituir o dia seguinte inteiro, que poderia ser dedicado a muitas opções de lazer em Garapuá, se a opção fosse pelo retorno em 4x4. Além disso, será preciso contratar um barco para a travessia do rio do Inferno.

Optando pela compra da passagem no 4X4, você também ganhará um dia inteiro livre em Garapuá, retornando apenas no final da tarde. Segue abaixo algumas opções do que fazer em Garapuá no segundo dia da sua aventura:

Piscinas naturais de Garapuá

Olha, sugerimos as piscinas naturais em primeiro lugar pois além de ser um dos pontos mais deslumbrantes da Ilha de Tinharé, requer estudo das marés e planejamento. Na noite anterior, pesquise o horário da maré baixa no dia seguinte, e reserve-o para as piscinas. Em frente aos restaurantes à beira mar saem barcos que levam turistas até lá.

As piscinas naturais de Garapuá são “parada obrigatória” nos passeios de lancha “volta à ilha” de Tinharé saindo do Morro de São Paulo. Águas caribenhas e muito cristalinas são frequentadas por peixinhos coloridos, o local perfeito para mergulho com snorkel ou simplesmente relaxar.

Existe um restaurante flutuante por lá, servindo drinks de frutas tropicais e petiscos de frutos do mar, além de bebidas diversas. Entendeu por que esse deve ser um dos pontos mais altos da sua trip caminhando para Garapuá?

Passeio de caiaque no manguezal

Existe um passeio de caiaque realizado pelos nativos, que acontece por dentro de um manguezal com águas cristalinas. Bela oportunidade de agregar ao seu trekking uma atividade complementar e de grande valor ambiental e cultural, além de lhe oferecer lindas paisagens pouco exploradas na região.

Procure por informações num dos muitos restaurantes à beira mar na praia de Garapuá, não será difícil pois a comunidade é pequenina e todos se conhecem por lá.

A gastronomia de Garapuá

O lugar é famoso por possuir diversos restaurantes vencedores de concursos gastronômicos em TVs baianas, inclusive o “panela de barro” da TV BAHIA (Globo). Os restaurantes são lindos, muito bem decorados e de frente para um mar calmo e de água bem verdinha.

A lambreta de garapuá é famosíssima, mas o cardápio da gastronomia baiana por lá é variado, incluindo os seus pratos mais famosos! Uma boa pedida é uma bela soneca debaixo de alguma das muitas amendoeiras que existem por lá após a refeição.

Conheça outras opções de passeios em Boipeba

Gostou da sugestão e organização desse artigo? Conheça mais da região de Boipeba com a Bahia Terra Turismo, uma agência especialista em Bahia! Oferecemos um belo cardápio de passeios elaborado com muito carinho por uma empresa nativa da ilha e que conhece tudo por lá!

Até o próximo artigo!

125 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

125 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Travessia e trilha de Boipeba a Garapuá

19/05/23

bottom of page