top of page

Queimadura da caravela portuguesa: o que fazer?

Viajar para o litoral nas férias é uma preferência nacional. Desfrutar de um paraíso dos sonhos curtindo a natureza das praias, o banho de mar cristalino, pegar aquele bronze e aproveitar o agito do verão é tudo de bom, não é mesmo?

Mas é preciso também ter atenção com os perigos que existem no litoral, como risco de afogamento, desidratação, e queimadura de caravela portuguesa.


caravelas queimaduras
Queimaduras com Caravaleas portuguesas

O que são as caravelas portuguesas?

Trata-se de uma espécie de animal que carrega consigo diversos organismos conectados, sendo o balão um ser vivo, e os tentáculos vários outros.

As caravelas (Physalia physalis) são um tipo de zooplâncton, seres marinhos que vivem flutuando entre o céu e o mar e, ao contrário do que muitos pensam, não são águas-vivas. Essas últimas são transparentes, enquanto as caravelas possuem cores fortes entre azul, lilás e rosa. O veneno da caravela também é muito mais forte e causa lesões bem mais graves que a água viva.

Seus tentáculos podem chegar até 50 metros de comprimento e são eles que costumam queimar pessoas enquanto se banham no mar.

Época e locais de maior presença das caravelas portuguesas

É um ser vivo que frequenta águas quentes dos oceanos, principalmente na região do Mar do Caribe, e vivem afastadas da costa navegando pelo mar, mas se aproximam das praias levadas por correntes e ventos.

No período do verão, quando o Brasil recebe fortes ventos de leste e nordeste, elas são trazidas pelos ventos e correntes para todo o litoral brasileiro, especialmente para as regiões norte e nordeste. Encalham e chegam a colorir as areias das praias com suas cores vivas nos dias de maior incidência.

Como se prevenir das queimaduras?

A primeira coisa a se fazer ao chegar numa praia é observar a faixa úmida de areia, principalmente com a maré baixando. Quando há incidência de caravelas, elas se apresentam encalhadas e quanto maior o número encontrado, maior o risco de queimaduras durante o banho de mar.

Em alguns lugares, os salva-vidas sinalizam a presença de caravelas com uma bandeira lilás, mas não confie muito nisso pois não é padrão em todo o litoral.

Existem protetores solares que previnem queimaduras de caravelas?

Sim, essa é uma inovação incrível e algumas marcas de protetores já estão sendo vendidas no mercado, a exemplo do Safe Sea ®, prevenindo que as toxinas das caravelas se espalhem pelo corpo. Mas lembre-se de seguir corretamente as instruções de uso orientadas pelo fabricante.


caravelas queimaduras boipeba
Caravelas portuguesas

O que fazer em caso de queimadura?

De fato, as caravelas portuguesas são muito bonitas e despertam curiosidade, principalmente nas crianças. E é aí que mora o perigo! Ao vê-las na areia da praia, costumam tocá-las, ocasionando queimadura instantânea.

As estatísticas apontam o verão como o período onde ocorrem mais acidentes e se você, algum familiar ou pessoa próxima for queimado por uma caravela, siga as instruções de como proceder:

  • Não lave com água doce, ela pode ativar ainda mais o veneno;

  • Remova os tentáculos que costumam grudar na pele, de preferência com algum objeto como um palito de picolé para evitar queimar os dedos da mão.

  • O veneno pode ser combatido com soro fisiológico, álcool isopropílico 70% ou ácido acético a 5% (vinagre). Qualquer um deles deve ser utilizados no local lesionado entre 15 e 30 minutos;

  • Se não tiver nenhum deles no momento, use água do mar;

  • Use compressas de água fria para minimizar a dor;

  • Se os sintomas forem mais graves, procure ajuda médica.

Suporte médico em Boipeba

As caravelas também frequentam as praias de Boipeba em determinadas épocas do ano, portanto, todas as instruções deste artigo são muito pertinentes para quem visita a ilha, principalmente no verão. Em casos mais graves de queimadura de caravelas, procurar o Posto de Saúde e as farmácias da ilha.

Se você curtiu este post, saiba que no Blog da Ilha existem centenas de artigos já publicados sobre a ilha de Boipeba, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem ao paraíso, aproveite!

175 visualizações0 comentário

Comments


175 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Queimadura da caravela portuguesa: o que fazer?

04/02/24

bottom of page