top of page

O que é uma viagem de incentivo e como organizá-la?

Uma viagem de incentivo é a oportunidade ideal de surpreender sua equipe e as demais pessoas ligadas a ela, sabia? Por meio desse tipo de viagem é possível, ainda, valorizar o turismo sustentável e obter benefícios que nem sempre são obtidos por meio de premiações tradicionais.

Mas o que, afinal, vem a ser uma viagem de incentivo?

Descubra a resposta no decorrer dessa leitura, e confira as principais dicas que devem ser seguidas por quem pretende organizar uma viagem como essa.


viagem de incentivo
Viagem de incentivo

O que é uma viagem de incentivo

Uma viagem de incentivo, explicando de forma resumida, é uma viagem utilizada pelas empresas como forma de premiação, substituindo os prêmios em dinheiro.

Também chamada de turismo de incentivo, ela é normalmente direcionada aos colaboradores, mas não precisa ficar restrita a esse público, sabia?

Os fornecedores, por exemplo, também podem ser premiados com uma viagem ao ajudarem a empresa a atingir alguma meta. Assim como a equipe como um todo, considerando que a premiação também pode ser em grupo.

E são muitos os benefícios que existem quando se adota as viagens de incentivo para empresas, principalmente quando o foco está nos colaboradores.

Alguns exemplos desses benefícios são:

Aumento da produtividade

Colaboradores que são premiados por meio de uma viagem de incentivo se sentem, de fato, mais incentivados.

Com isso, as chances de que sejam mais produtivos são muito maiores.

Incentivo para toda a equipe

Mesmo aqueles que não forem contemplados também se tornarão mais incentivados.

Afinal, perceberão que de fato a empresa se preocupa em valorizar seu time.

Aumento da taxa de retenção de talentos

Colaboradores que se sentem valorizados dificilmente sentem necessidade de pedir demissão para ir para outra empresa, não é mesmo?

Logo, ao valorizar seus colaboradores por meio de uma viagem de incentivo, você estará fazendo com que eles também valorizem o local em que trabalham.


viagem de incentivo para casal
Viagem de incentivo para casal

Como organizar uma viagem de incentivo corretamente

Tão importante do que saber o que é uma viagem de incentivo e os benefícios que ela oferece é saber como organizar uma da forma correta.

Isso porque todos os benefícios só surgirão se cada etapa da viagem for planejada cuidadosamente, de modo a fazer com que a pessoa premiada sinta que realmente estará em uma viagem pensada para ela.

Quer saber como não errar nesse processo?

Siga as dicas abaixo:

1. Lembre-se que não se trata de uma viagem corporativa

Em outras palavras: o foco da viagem não deve estar na empresa, mas sim no colaborador!

É muito comum encontrar quem confunda o termo viagem de incentivo com o termo viagem corporativa, porém são coisas completamente diferentes.

É comum, ainda, que algumas empresas se aproveitem dessa viagem para darem treinamentos ou envolverem as pessoas premiadas em algo relacionado à marca com a qual trabalham. E isso não está necessariamente errado, desde que haja bom senso.

O ideal, porém, é, sempre que possível, manter o foco 100% no colaborador e em suas experiências pessoais, e não profissionais.

2. Não coloque, como regra, uma viagem solo

Como mencionado anteriormente, as viagens de incentivo para empresas podem envolver uma equipe inteira, ao invés de uma única pessoa.

O time comercial, por exemplo, pode ser premiado após atingir uma meta: e, viajando juntos, seus colaboradores também irão desfrutar muito de cada momento, além de se aproximarem, criando uma equipe ainda mais sólida.

Mas, se a ideia for premiar somente o profissional do ano da empresa, lembre-se que bons momentos são feitos para serem compartilhados e, portanto, é importante permitir que quem receber o prêmio não viaje sem companhia.

O planejamento, nesse caso, deve considerar um acompanhante.

3. Escolha destinos além do comum

Experiências, principalmente quando positivas, criam memórias para a vida toda.

Sendo assim, para cada viagem de incentivo de sua empresa, escolha sempre aqueles destinos que fujam do comum, principalmente nas experiências que oferecem.

A criação de um pacote totalmente personalizado também se faz necessária, e deve ser pensada nos mínimos detalhes: considerando traslado, hospedagem, passeios e o que mais for preciso para que o viajante se sinta realmente desfrutando de um merecido prêmio.

4. Evite fazer tudo por conta própria

Essa, definitivamente, é uma dica de ouro para quem busca saber como organizar uma viagem de incentivo.

Cuidar de todo o planejamento demanda tempo. Tempo esse que certamente seria melhor empregado em outras atividades rotineiras de sua empresa, concorda?

E é por isso que empresas mais experientes nesse tipo de premiação buscam sempre o auxílio de agências de viagem especializadas nos destinos escolhidos: assim, conseguem fazer com que a organização ocorra de forma mais rápida, e ficam com a certeza de que a viagem criada será pensada exatamente para o perfil do colaborador premiado.


viagem de incentivo sozinho
Viagem de incentivo sozinha

Ilha de Boipeba: um ótimo destino para viagens de incentivo

Depois de todas essas dicas, certamente você está com dúvidas sobre qual seria o destino perfeito para compor as viagens de incentivo de sua empresa.

E nossa dica é: escolha a Ilha de Boipeba!

Um lugar paradisíaco, no qual nem mesmo a circulação de carros é permitida, e que dará aos seus colaboradores muitos dias relaxantes, que com certeza serão recebidos como um ótimo prêmio.

Aqui, o constante contato com a natureza e as inúmeras atividades ao ar livre, como passeios a cavalo pelas praias, a observação de baleias Jubarte e até mesmo os mergulhos para ver um famoso naufrágio de perto, recarregam as baterias de todos os turistas que nos visitam. E, claro: lhes fornecem ainda mais energia para suas atividades rotineiras, após retornarem da viagem.

Ainda tem dúvidas sobre esse ser realmente o destino ideal?

Leia o artigo 6 motivos para fazer uma viagem de incentivo para Boipeba para aprender ainda mais sobre a ilha e se apaixonar por ela, da mesma forma como seus colaboradores irão se apaixonar.

Quanto ao planejamento, não se preocupe:

A Bahia Terra Turismo é uma agência especializada em turismo em Boipeba, e está à disposição para te ajudar a planejar cada detalhe.

Entre em contato pelo WhatsApp para nos contar um pouco mais sobre o perfil dos seus colaboradores e vamos, juntos, criar a viagem ideal para eles!

153 visualizações0 comentário

153 visualizações

0 curtidas

0 comentário

O que é uma viagem de incentivo e como organizá-la?

19/08/22

bottom of page