top of page

Futevôlei em Boipeba: o esporte da ilha

O futevôlei surgiu nas praias cariocas na década de 1960 e em pouco tempo se popularizou, sendo atualmente praticado no mundo inteiro. O esporte é jogado em quadras armadas nas areias das praias, ou em palcos montados artificialmente para este fim.

No Brasil o esporte virou febre nas capitais praianas, com competições municipais, estaduais e nacionais. Mas as pequenas cidades, povoados e ilhas não ficam de fora, e às vezes o esporte é levado tão a sério nesses lugares, que possuem torneios locais de futevôlei, movimentando grandes públicos dentre turistas e comunidade local.

  • O futevôlei em Boipeba

  • Torneio de futevôlei em Boipeba

  • Outros esportes de praia

  • As praias de Boipeba

  • O Blog da Ilha

  • Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo

O futevôlei em Boipeba

Basta dar uma caminhada pelas praias de Boipeba para ver a turma praticando. Tudo começa com uma simples brincadeira, a “altinha”, onde os praticantes tocam a bola uns para os outros sem usar as mãos e sem deixá-la cair no chão.

Digamos que essa atividade é a que auxilia os atletas no desenvolvimento dos fundamentos necessários para a prática do futevôlei, como o domínio de bola e a execução de passes em geral, utilizando a cabeça, ombros, pés, coxas e peito.

Algumas praias da ilha possuem quadras armadas em suas areias, a exemplo da Boca da Barra e Moreré, onde a galera faz a festa, principalmente nos dias de sol escaldante!

Torneio de futevôlei em Boipeba

A competição é realizada desde 2021, sempre na quadra da praia Boca da Barra, a mais tradicional da ilha para esse esporte. Os eventos são super organizados, com os atletas uniformizados, hasteamento de bandeiras municipal, estadual e nacional, execução do Hino Nacional Brasileiro, e até mascote desfilando na areia da praia.

Também é realizado um concurso de beleza feminina como parte do evento, A Garota Boca da Barra. O evento conta com a presença maciça da comunidade, de autoridades locais e unidades de saúde, salvamento aquático e segurança pública.

3º Torneio de Futevôlei de Boipeba

O evento acontecerá entre os dias 13 e 15 de outubro, e já conta com grande expectativa da população local. É uma organização do Vereador Wesley Magno, com apoio da Prefeitura Municipal de Cairu e patrocínio de diversas empresas da ilha.

Outros esportes de praia

Além de linda, a ilha de Boipeba proporciona ambientes para a prática de diversos esportes de praia, a exemplo do surfe. Mas são os esportes praticados nas areias que são os mais populares.

Clique aqui e conheça sobre as principais atividades esportivas praticadas nas areias de Boipeba!

As praias de Boipeba

A ilha de Boipeba possui praias de beleza exótica e pouquíssima ou quase nenhuma urbanização. É raro um lugar tão bonito no litoral brasileiro preservar suas principais praias ainda como fazendas onde só se vê vegetação, areia e mar. E que mar! Suas águas são cristalinas, calmas, verde-azuladas, perfeitas para o mergulho livre e banhos maravilhosos.

Vamos conhecer um pouquinho sobre cada uma delas?

Praia da Boca da Barra

É a praia mais urbanizada da ilha e mais central também, localizada na vila Velha Boipeba. Banhada pela foz do rio do Inferno, é o local preferido da galera do futevôlei e onde acontece o torneio local deste esporte.

Mesmo com a urbanização que existe, continua uma praia lindíssima, sendo também um point para a observação do pôr do sol.

Praia do Outeiro

Fica ao lado da praia Boca da Barra, possui algumas poucas pousadas escondidas em meio à linda vegetação de coqueiros, dendezeiros e amendoeiras. Ao seu lado direito está o morro de Tassimirim, recheado de Mata Atlântica preservada e que emoldura magnificamente o cenário.

A praia do Outeiro é caminho para a próxima praia da ilha, aliás, que caminho! É uma trilha magnífica por dentro da Mata Atlântica do morro que inicia ao final da praia do Outeiro e finaliza na bela praia de Tassimirim.

Praia de Tassimirim

O que ainda não foi dito é que parte da trilha citada no tópico anterior oferece pequenas prainhas selvagens que fazem parte da composição da praia de Tassimirim. São cenários espetaculares e dignos das ilhas mais bonitas do mundo.

A praia de Tassimirim propriamente dita inicia ao final da trilha, sendo mais um cantinho de paraíso na Terra. Nela se vê um coqueiral centenário magnífico, que sombreia a areia da praia tornando o lugar perfeito para ler um bom livro ou realizar um belo piquenique.

Praia da Cueira

Outro trecho sensacional da ilha fica entre as praias de Tassimirim e Cueira. Trata-se de um corredor de pequenos, médios e grandes coqueiros, muitos deles debruçados sobre o mar formando cenários fotográficos incríveis, só vistos em lugares como Boipeba e ilhas dos oceanos Pacífico e Índico.

A praia da Cueira em si também é linda e possui diversas barracas de praia, sendo a principal delas a do Guido da Lagosta, famosa no mundo inteiro pelos deliciosos pratos à base de lagosta.

Praia de Moreré

É um dos povoados da ilha de Boipeba e possui uma longa e recortada praia, ou pequenas prainhas separadas por curvas e pontas de coqueirais. Possui uma das piscinas naturais mais bonitas do Brasil e conhecida internacionalmente pela cristalinidade do seu mar.

Praia de Bainema

É a maior e uma das mais desertas da ilha, sendo muito comum ver cavalos desfilando na praia. Algo muito natural, já que se trata de uma fazenda e que só possui algumas pequenas barraquinhas de palha e sem energia elétrica onde os nativos servem bebidas e água de côco.

Na extremidade sul da praia, também conhecida como Pontal de Bainema, existe um bar e restaurante que costuma organizar eventos alternativos onde rola boa música, fogueira e uma galera super animada.

Praia da Ponta dos Castelhanos

A praia mais selvagem e distante da ilha de Boipeba, a Ponta dos Castelhanos possui dois lados de mar. Um virado para a foz do rio Catu, com algumas barracas de praia em madeira e palha, ornamentadas com lindas conchinhas do mar, e o outro lado selvagem e belíssimo, cercado de recifes de corais onde se formam diversas piscinas naturais pouco conhecidas pelo turismo.

Uma ótima dica é caminhar pelas praias de Boipeba, assim você poderá conhecer detalhadamente cada cantinho desse paraíso baiano!

O Blog da Ilha

Curtiu este artigo? Continue conosco, o Blog da Ilha é atualizado mensalmente com dezenas de posts, com tudo o que você precisa saber sobre a ilha de Boipeba! Cultura, história, natureza, trilhas, passeios, eventos, onde se hospedar, onde comer, como chegar, enfim, quando falamos “tudo” é tudo mesmo!

Conheça Boipeba com a Bahia Terra Turismo

Desde 2006, levamos milhares de pessoas anualmente aos mais diversos destinos baianos, incluindo a paradisíaca ilha de Boipeba! Somos uma agência nativa da ilha, portanto, conhecemos bem a região e sabemos o que há de melhor a oferecer! Saiba mais sobre passeios em Boipeba!

28 visualizações0 comentário

Comments


28 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Futevôlei em Boipeba: o esporte da ilha

03/10/23

bottom of page