top of page

Fat bike: melhor bicicleta para andar na praia

Você conhece ou já ouviu falar da Fat Bike? O nome pode não soar familiar, mas se você costuma andar pelas praias do Brasil, com certeza já viu as exóticas bicicletas transitando pelas praias.

O que mais chama atenção são os pneus largos, bem mais largos que os comuns. E essa é a razão de se chamarem “bicicletas gordas”, na tradução do inglês Fat Bikes. Para se ter uma ideia, as Mountain Bikes tem pneus com largura de 2 polegadas, enquanto que nas Fat Bikes, as medidas dos pneus variam entre 3,7 e 4,8 polegadas.

As Fat Bikes surgiram no Alasca para serem utilizadas em competições na neve, se tornaram populares nos anos 1980, sendo adotadas em terrenos desérticos e diversas regiões frias, já que se adaptam muito bem à neve. Mas no Brasil, elas ganharam fama pela excelente performance em terrenos arenosos, como os da nossa faixa litorânea.

Vantagens das Fat Bikes

Hoje em dia elas são utilizadas para pedalar em qualquer lugar, desde pistas asfaltadas a trilhas irregulares de areia, barro, pedras, etc. A Fat Bike costuma transitar sem dificuldades nesses terrenos onde outras bicicletas sofrem bastante ou não andam.

Como exemplo, a bicicleta de rua conhecida como Road Bike, não transita em ladeiras de pedras, a bicicleta de montanha, conhecida como Mountain Bike, não possui bom rendimento no asfalto. Já a Fat Bike, projetada com uma série de peças diferenciadas, é construída para superar qualquer obstáculo, sendo ótimas em qualquer terreno, incluindo cicloviagens em pista de asfalto.

  • Areia - Vale destacar que é o único modelo de bicicleta capaz de transitar em areia fofa e sem patinar, como terrenos de dunas, por exemplo, em função da largura dos seus pneus que oferecem maior estabilidade.

  • Neve - O terreno escorregadio de gelo e neve não é problema para a Fat Bike, que supera seus obstáculos escorregadios com estabilidade e sem maiores dificuldades.

  • Trilhas - Em geral, as são caminhos repletos de cascalhos, raízes, terra e pedras, terrenos até então exclusivos para Mountain Bikes. Com a Fat Bike você poderá superar todos esses desafios confortavelmente e com o mínimo de impactos.

O conforto de uma Fat Bike

Elas possuem estrutura robusta e seus pneus largos atuam como amortecedores naturais, tornando as corridas suaves em qualquer terreno. Em areia de praia, ela costuma deslizar suavemente e com o mínimo de atrito, exigindo menos esforço e mais rendimento.

Portanto, seja em areia solta de praia ou em trilhas de barro e lama, a tração dos pneus largos é indiscutivelmente superior aos modelos tradicionais de pneus, permitindo que os ciclistas transitem em terrenos antes impossíveis para bicicletas.

A bike perfeita para Boipeba

Agora que você já entendeu o que é uma Fat Bike e suas vantagens e confortos, queremos te lembrar que a ilha de Boipeba possui alguns dos terrenos mais difíceis para ciclistas, com trilhas extremamente arenosas, de manguezais, além de todas as irregularidades que existem na Mata Atlântica.

Portanto, a Fat Bike é perfeita por lá, um meio de transporte que te dará autonomia para explorar todas as belezas extraordinárias da ilha.

Quer saber mais sobre a ilha de Boipeba? Continue conosco no Blog da Ilha, são dezenas de textos publicados mensalmente para que você saiba todos os detalhes sobre a ilha antes de organizar sua viagem!

645 visualizações0 comentário

Comentários


645 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fat bike: melhor bicicleta para andar na praia

03/10/23

bottom of page