top of page

Bom Despacho na Bahia: o que esperar desse ponto de Itaparica

Muito usado como parte do trajeto de quem quer chegar a alguns destinos do sul do estado, Bom Despacho na Bahia merece ter seus detalhes conhecidos por qualquer pessoa que pretenda desbravar a região.

Vale citar, inclusive, que sua localização é na Baía de Todos os Santos.

Mas, claro: existem outras informações a respeito deste local que devem ser do seu conhecimento, e é justamente sobre elas que falaremos no decorrer dos próximos parágrafos.

Então, não deixe de ler cada um deles com máxima atenção, combinado?

Boa leitura!

Bom despacho: uma das principais rotas rumo à Ilha de Boipeba

Como mencionado acima, Bom Despacho na Bahia acaba compondo parte do trajeto de quem tem a intenção de visitar alguns destinos baianos. Isso ocorre pelo fato de que ali existe um famoso terminal marítimo que recebe embarcações diariamente, além do terminal rodoviário localizado no mesmo ponto, o que faz que esse lugar seja tão estratégico.

Quem dá início a uma viagem para a Ilha de Boipeba, por sinal, conta com a opção de desembarcar no Aeroporto de Salvador (caso esteja vindo de um lugar distante), e seguir até o Terminal de São Joaquim, onde poderá embarcar em um ferry boat que tem o terminal de Bom Despacho como destino.

Inclusive, aqui vai outra informação de extrema relevância:

Bom Despacho está localizado na Ilha de Itaparica, conhecida por ser simplesmente a maior ilha marítima do nosso país.

E, o melhor: ela não está tão distante de Salvador, o que permite que a travessia de ferry boat entre um ponto e outro seja feita em apenas 1 hora, aproximadamente.

Lembrando, mais uma vez, que outros destinos também podem ser visitados a partir do desembarque nesta ilha, como Morro de São Paulo.

O que mais você precisa sobre Bom Despacho na Bahia

Há quem escute falar em Bom Despacho em Itaparica e acredite que se trata de um local sem estrutura, composto basicamente pelo terminal marítimo e rodoviário.

Mas essa percepção realmente não poderia estar mais equivocada.

Ocorre que esta parte da ilha possui diversos estabelecimentos que podem ser de grande utilidade para o turista recém-chegado, como mercadinhos, bares, lanchonetes e até mesmo pousadas.

E por falar em pousadas…

Que tal considerar a possibilidade de passar ao menos uma noite por lá?

Sua estadia pode ser bastante agradável, conforme explicado no tópico abaixo.

A vantagem de se hospedar também em Bom Despacho na Bahia

Como ficou subentendido por meio dos parágrafos acima, subestimar Bom Despacho é um erro considerável.

Esta região da Ilha de Itaparica possui, sim, certa estrutura, e ainda conta com a vantagem de estar consideravelmente perto de pontos turísticos interessantes, acessados com mais facilidade por meio do uso de algum veículo.

Algumas atrações, como a Praia do Cajá, estão há poucos metros de distância e podem ser acessadas até mesmo a pé.

Enquanto outras também possuem acesso facilitado, por estarem consideravelmente perto.

É o caso, por exemplo, do Centro Histórico de Itaparica, que está a apenas 10 quilômetros de distância do terminal marítimo de Bom Despacho.

Seguindo nessa direção, estas são algumas atrações das quais você poderá desfrutar:

Praia Ponta de Areia

Estando a cerca de 25 minutos de carro, a partir do terminal marítimo de Bom Despacho, esta praia é uma das mais frequentadas da ilha.

E não é para menos: ela possui uma ótima estrutura para atender seus visitantes e uma beleza exuberante, em partes formada pelos coqueiros da orla.

Forte de São Lourenço

Pertinho da Praia Ponta de Areia está a Fortaleza de São Lourenço, também conhecida como Forte de São Lourenço.

A construção data do ano de 1647, tendo sido erguida pelos holandeses e, posteriormente, tendo sido reconstruída pelos portugueses.

Além de surpreender com sua imponência e render belíssimas fotos, o local também é imperdível para quem ama apreciar o pôr-do-sol.

Capela Santo Antônio dos Velasquez

Bem pertinho de Bom Despacho está Mar Grande, e o que pouca gente sabe é que lá se encontra uma relíquia histórica instalada literalmente à beira mar. É a Capela de Santo Antônio dos Velasquez que se encontra em ruínas, e talvez por isso seja ainda mais impressionante.

A capela é datada do séc. XVII e foi construída na praia que pertencia à antiga fazenda da família Velasquez. Um importante monumento que, certamente, lhe renderá lindas fotos.

Capela de Nossa Senhora de Bom Despacho

Como já foi dito, Bom Despacho não é somente um terminal de passagem de turistas que transitam entre Salvador e o sul da Bahia. Aos olhos dos mais atentos, bem ao lado do terminal marítimo, está a encantadora Capela de Nossa Senhora de Bom Despacho, construída nos primórdios do séc. XVII.

Sua antiguidade remete aos primeiros atos da colonização portuguesa no Brasil, o que por si só, já a torna especial e sugere uma visita.

Solar do Rei

Ali do lado, e inclusive estando interligado à Fortaleza de São Lourenço, está o casarão que abriga o Solar do Rei e que já hospedou grandes nomes da nossa história, como Dom Pedro II.

O apelo histórico deste edifício, por sinal, é imenso, valendo a pena tentar fazer uma visita.

Lembrando, mais uma vez, que esses atrativos estão a uma curta distância de carro do terminal, e rendem ótimos passeios. Mas nada impede que você simplesmente queira ficar em Bom Despacho e arredores, aproveitando o que há por ali, caso decida passar pelo menos um dia na ilha.

Apenas não esqueça de guardar energia para seguir viagem depois, combinado?

Afinal, caso esteja vindo para a Ilha de Boipeba, vale a pena reservar um pouco de disposição para, entre outras coisas:

Isso, claro, sem citar aquela que talvez seja a principal atividade de quem nos visita: relaxar na praia, se refrescar no mar e fazer caminhadas pela areia.

Transfer semi-terrestre para Boipeba

Apenas reforçando: justamente por ser uma ilha, Boipeba não pode ser acessada de forma direta, ou por terra. Logo, a depender do seu ponto de partida, será preciso usar mais de um meio de transporte, e passar por mais de um local antes de finalmente chegar aqui.

E isso, obviamente, pode ser um pouco cansativo de ser feito por conta própria, não sendo à toa que boa parte dos turistas prefira contratar o serviço de transfer junto a uma empresa especializada que possa fornecer toda a ajuda possível, como a Bahia Terra Turismo

O transfer semi-terrestre para Boipeba passa por outro ponto da ilha de Itaparica: Mar Grande e faz com que a sua chegada até a ilha seja mais ágil e confortável.

Quer mais detalhes sobre o transfer semi-terrestre? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, tire todas suas dúvidas e faça sua reserva em poucos minutos, com total praticidade e segurança.

43 visualizações0 comentário

コメント


43 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Bom Despacho na Bahia: o que esperar desse ponto de Itaparica

01/06/24

bottom of page