7 destinos seguros para pessoas trans no Brasil
- Márcio Torres

- 22 de out.
- 5 min de leitura
Encontrar destinos seguros para pessoas trans no Brasil é essencial para viver uma viagem dos sonhos com liberdade e sem preocupações. Transformações têm ocorrido em todo o país no âmbito do turismo inclusivo, com várias cidades se destacando pelo acolhimento e respeito à diversidade.
Com base em pesquisas recentes, selecionamos alguns dos lugares mais seguros para quem quer explorar o Brasil sem medo. As opções variam entre paraísos naturais e grandes metrópoles, podendo satisfazer os mais variados gostos.

Por que escolher destinos que acolhem a comunidade trans
Se sentir bem-vindo e seguro são as coisas mais importantes ao viajar para qualquer pessoa, mas especialmente para quem já enfrenta desafios diários pela falta de acolhimento e compreensão das pessoas.
Uma pesquisa da Booking.com (2023) mostrou que 79% dos turistas LGBTQIA + escolhem o destino baseado no quão acolhedor é o local. O estudo foi realizado com mais de 11 mil pessoas e impulsionou a criação do programa Travel Proud, que reconhece os destinos mais inclusivos do país.
Todos os destinos aqui listados têm uma coisa em comum: promovem o respeito, a empatia e a liberdade para que cada visitante possa aproveitar sua viagem com segurança.
Os destinos mais seguros para pessoas trans no Brasil
A seguir, listamos 7 destinos seguros para pessoas trans, para que seja possível a escolha responsável e cautelosa ao viajar:
1. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro atrai muitos turistas de todo o mundo por suas praias, calor e monumentos históricos.
A Praia de Ipanema é considerada a mais LGBTQIA+ do Brasil, com o famoso “posto da bandeira”, local da praia onde a comunidade se concentra para aproveitar o sol e a companhia uns dos outros.
Já a Parada Gay de Copacabana é outra muito popular no país, e transforma a orla em um ambiente super colorido e musical. Com cenários tropicais e energia calorosa, o Rio é um dos destinos seguros para pessoas trans que buscam natureza e alegria à beira-mar.
2. São Paulo
A capital paulista lidera o ranking de cidades mais acolhedoras do país. São Paulo recebe a maior Parada LGBTQIA+ do mundo, onde milhões de pessoas se reúnem todos os anos na Avenida Paulista.
São Paulo também oferece uma variedade de experiências focadas no público LGBTQIA +, como bares temáticos, festivais, baladas, exposições e feiras culturais. Bairros como Frei Caneca, República e Augusta são pontos de encontro animados e diversos.
3. Salvador

Com uma cultura rica e ambiente acolhedor, Salvador está em terceiro lugar no ranking da pesquisa da Booking de cidades mais inclusivas do Brasil. A capital baiana é conhecida por sua alegria, diversidade, história e cultura.
A cidade oferece festas, shows, bares e espaços culturais voltados ao público LGBTQIA +. A Rua Carlos Gomes é um exemplo, já que era ponto de encontro da comunidade entre as décadas de 1980 e 1990.
4. Fortaleza
Fortaleza possui belas praias e uma cena cultural movimentada. Um dos destaques é o festival For Rainbow, dedicado ao cinema e à diversidade de gênero. O evento exibe produções nacionais e internacionais que celebram a diversidade e a inclusão.
Durante o dia, a Praia do Futuro é um ponto de encontro bem animado e acolhedor. À noite, o bairro Benfica oferece bares, karaokês e festas com shows de drag queens e performances artísticas. Vale a pena conhecer também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um espaço que oferece exposições, filmes e espetáculos.
5. Recife

A cultura popular de Recife está muito atrelada à inclusão. A cidade é animada, diversa e possui uma vida noturna agitada. O bairro de Boa Vista é o centro da comunidade LGBTQIA +, repleto de bares e casas noturnas que tocam todos os estilos musicais.
A Parada da Diversidade de Pernambuco acontece na praia de Boa Viagem e é um dos eventos mais importantes do Nordeste. Além disso, Recife possui um Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT desde 2014, que oferece apoio e serviços à comunidade.
6. Belo Horizonte
Belo Horizonte proporciona tanto a hospitalidade mineira, quanto uma vida noturna animada. A cidade possui bares e restaurantes com programação cultural e eventos inclusivos.
O bairro Savassi é o ponto de encontro mais famoso da cidade, com pessoas de todos os estilos e identidades. Belo Horizonte se destaca por acolher e respeitar quem a visita.
Além do respeito à diversidade, a capital mineira ainda oferece uma gastronomia de dar água na boca e pontos turísticos únicos, como os museus da Praça da Liberdade ou o Mirante do Mangabeiras. Assim como locais que demonstram a beleza natural de Minas Gerais, como o Parque Serra do Curral e a Rota das Grutas de Peter Lund.
7. Boipeba
A ilha de Boipeba é uma joia escondida do litoral baiano, com praias paradisíacas, belezas naturais preservadas, história colonial desde o séc. XVI, e uma comunidade super acolhedora.
As trilhas, manguezais e praias desertas oferecem um refúgio para quem deseja escapar da agitação do dia-a-dia sem abrir mão da segurança.
A comunidade local recebe visitantes com respeito e carinho, enquanto pousadas charmosas como a Ventos Moreré, oferecem ambiente descontraído e democrático, atendendo muito bem o público LGBTQIA +.

Além disso, Boipeba é um destino gay-friendly que te convida a relaxar e ser exatamente quem você é em um dos lugares mais belos do Brasil. Sem contar a grande variedade de passeios que levam a lugares paradisíacos da ilha.
Dicas de segurança e bem-estar para pessoas trans em viagem
Para planejar cuidadosamente cada detalhe de sua viagem, como as passagens, transfers, hospedagens e todas as atividades, é necessário ter alguns cuidados simples para manter a segurança e conforto durante todos os seus dias.
Pesquisar hospedagens e estabelecimentos inclusivos, descobrir eventos locais voltados ao público LGBTQIA + e verificar a segurança de pontos turísticos são alguns desses cuidados. Assim como apoiar negócios locais inclusivos e ter o número da polícia turística e redes de apoio à comunidade, para garantir acolhimento em todas as situações possíveis.
Viajar com segurança e tranquilidade é um direito de todas as pessoas, então saber os destinos seguros para pessoas trans no Brasil é essencial para planejar uma viagem. Agora que conhece alguns desses destinos, confira também todos os detalhes que tornam Boipeba um destino gay-friendly e venha visitar a ilha!



Comentários