Passeio Cova da Onça

Passeio por trilhas dentro da mata atlântica na Ilha de Boipeba com destino ao povoado de São Sebastião conhecido como Cova da Onça ao extremo sul de Boipeba, caminhada de nível médio.

Sairemos do povoado de Velha Boipeba conhecendo as ruas do vilarejo onde ficam as casas dos nativos e moradores da Ilha de Boipeba, pegaremos uma trilha com destino a Cova da Onça em meio a uma vegetação de campo onde veremos variedades de arvores frutíferas como cajueiro, jaqueiras e a mangabeiras que é a arvore que produz o fruto mais popular da região a saborosa a mangaba.

Logo em seguida passaremos pela ponte dos cavalos onde atravessaremos o rio do Oritibe conhecendo também o povoado de Monte Alegre no centro da Ilha de Boipeba que foi antigo quilômbo de negros que se refugiavam dos massacres dos senhores de engenho.

Entraremos na mata do serrão onde caminharemos por trilhas chamadas "caminhos dos piaçaveiros", eram trilhas usadas por trabalhadores rurais das fazendas de piaçava, logo mais à frente entraremos na trilha de mata grande onde caminharemos por oito quilômetros até chegar ao povoado de Cova da Onça, nesta trilha veremos remanescentes da Mata Atlântica variedades de arvores como taipeba, olandi, murisi, amargosa, poti, maçaranduba, angeli entre outras que veremos no decorrer da caminhada.

Chegaremos ao povoado de São Sebastião no extremo sul da Ilha de Boipeba, mais conhecido como Cova da Onça onde a origem do nome é curiosa, ali fica uma espécie subterrânea que lembra uma cova, onde acredita que existe uma imagem de São Sebastião deixada pelos Jesuítas, essa cova serviu de esconderijo para os Jesuítas fugirem dos ataques dos Índios.

Visitaremos a vila de pescadores, nesse local a pesca é intensa, destacando-se a pesca de linha, rede de cerco e nos recifes encontra-se bastante polvos e lagostas.

Depois do almoço descansaremos e voltaremos no fim de tarde onde teremos a opção de voltar de barco ou retornar pelo mesmo caminho, claro! Caminhando, por isso é bom preparar o espírito aventureiro.