Relevo e Hidrografia

A Ilha de Boipeba é banhada por águas oceânicas (Oceano Atlântico) e fluviais. Compõe um sistema típico do litoral brasileiro, recortado com a presença de morros, barras, baias, recifes e manguezais.

Na Ilha de Boipeba possui relevo do tipo planície costeira, revestidas de solos, predominantemente arenoquatzosos.

Seu recobrimento florístico é ornado de mangues de grande potencial pesqueiro, interiorizando com áreas de restinga, conservando ainda remanescente de mata atlântica.

A rede hidrográfica é bastante densa. A grande maioria dos rios são perenes, principalmente devido ao regime pluviométrico do local e sofrem influência direta do oceano e das marés, dentre eles ressaltamos: Rio dos Patos, Rio do Inferno, Rio Taengo ou Garapuá, Rio do Cairu, Rio do Catu, Rio Zimbo e Rio Itapitanga.

No município de Cairu onde Ilha de Boipeba está inserida também possui muitas fontes e nascentes naturais em toda a sua extensão territorial que há anos atrás serviam como fonte de água potável e de uso doméstico.

As principais praias do município encontram-se na Ilha de Boipeba (com destaque para as piscinas naturais de Moreré) e Tinharé, onde encontramos as praias do Morro de São Paulo, Gamboa do Morro e Garapuá.