Caminhar pelas praias

O litoral da Ilha de Boipeba nos permite curtas e longas caminhadas pelas praias e algumas trilhas de mata e coqueirais que acompanha grande parte dos quase 20 km de litoral deste paraíso.

Começando a caminhada na Ilha de Boipeba pela praia Boca da Barra por toda sua extensão lá no finalzinho inicia uma trilha de mata fechada com lindas arvores e plantas enormes, essa trilha dar acesso a pousada Mangabeiras e a praia das Pedrinhas, uma pequena praia com pouca extensão com um simples restaurante e uma pequena pousada.

Em seguida continuando pela trilha chegaremos na praia do Tassimirim com aguas mornas e bastante calmas sem correntezas e grandes ondulações, formam-se na maré baixa piscinas naturais, ideal para crianças e é uma excelente opção de parada para banho antes de prosseguir com a caminhada.

No final da praia do Tassimirm surgem algumas pedras que é a divisão com a praia da Cueira, ali depois das pedras começa a exuberante e linda praia da Cueira com vasto coqueiral por toda sua extensão, as aguas aqui tem pequenas ondulações que no inverno torna-se ideal para prática do surf, no final da praia tem o rio do Oritibe, para chegar na praia do Moreré é necessário atravessar este rio na maré baixa e calçado por causa de algumas pedras e ostras no fundo do rio.

Chegando na praia do Moreré uma praia já um pouco mais extensa e com alguns restaurantes que servem deliciosas comidas como a moqueca de camarão com banana da terra que é o prato principal desta praia, Moreré foi eleita por diversas vezes pelos guias de turismo com uma das mais belas praias do Brasil, possui uma vila de pescadores com vida pacata e praticamente sem vida noturna, coisa muito comum aqui na Ilha de Boipeba.

Passando pela vila de pescadores no final da praia do Moreré inicia uma trilha para a praia do Bainema, deserta na maior parte do ano a praia é ideal para caminhadas, no final formam-se na maré baixa algumas piscinas naturais, aqui a grande atração é o coqueiro de duas galhas e um pescador que vive aqui com sua família a mais de 25 anos em uma cabana de madeira.

Para retornar pode ser caminhando se a maré ainda estiver baixa, caso não seja possível pode ir até a vila de Moreré e pegar um trator de retorno até o vilarejo da Ilha de Boipeba.

 

  • Caminhada nivel médio/avançado.
  • Saídas de acordo com a maré.
  • Duração em média de 4 horas.