top of page

Povoados

O Morro de São Paulo é um dos locais de colonização portuguesa mais antigos do Brasil. Sua população nativa é a miscigenação entre negros, índios e europeus, mas hoje restam poucos nativos originais em função do crescimento turístico. Seus principais povoados vizinhos são a Gamboa, Zimbo, Garapuá, Galeão e Canavieiras.

Home > Morro de São Paulo > Povoados

Povoado da Gamboa

 

Partindo de Valença, a Gamboa é a primeira parada daqueles vão ao Morro de São Paulo. O vilarejo de pescadores é ideal para quem deseja saborear uma gastronomia de raiz. O Povoado vive basicamente da pesca e do turismo e possui bares, pousadas e restaurantes. Mas além da gastronomia, a gamboa oferece aos seus visitantes um paredão de argila que segundo contam... "tem o poder de rejuvenescer em anos" a pessoa que ali passa por uma espécie de esfoliação. Além da praia de areias finas, brancas e de águas calmas, a Gamboa é um lugar excelente para a prática de esportes náuticos.

 

Povoado do Galeão

 

O Povoado do Galeão é o lugar onde mata atlântica e os manguezais formam uma bela moldura. A pesca, o extrativismo (plantação de piaçava) e o óleo de dendê são suas principais atividades econômicas. Construída em 1644, a igreja São Francisco Xavier é um dos cartões postais do povoado, onde é realizada uma celebração ao padroeiro no dia 03 de dezembro. O Galeão faz parte de APA de Tinharé (Área de Proteção Ambiental), que tem por objetivo a conservação do ecossistema da região. 

 

Povoado do Zimbo

 

Curiosamente seu nome foi dado devido a pequenas conchas de búzios que serviam de moeda corrente para transações comerciais. Os antigos moradores usavam o "zimbo", espécie de molusco, para compra e venda de posses. Além das inúmeras histórias contadas pelos moradores, o Zimbo ainda é aquele tipo de lugar tranquilo em que as pessoas que ali vivem dormem com portas abertas. Talvez esse seja um dos motivos que, segundo dados do censo em 2007, fez do Zimbo um dos bairros mais populosos do Morro de São Paulo.

 

Povoado de Garapuá

 

A origem do nome vem de uma garça que é conhecida como guará, uma bela ave que possui penas avermelhadas em função de se alimentar do aratu vermelho dos mangues. Garapuá é um vilarejo de pescadores com enseada de águas calmas em formato de concha. Devido a água ser tão transparente e morna, a quem diga que Garapuá é o caribe do nordeste. A população vive principalmente da pesca e do turismo.

 

Povoado de Canavieiras

 

Povoado que ficou famoso pelo cultivo de ostras. Possui bares flutuantes que servem drinks e um prato especial típico de lá, a "ostra gratinada". São poucos moradores, basicamente duas famílias habitam historicamente a comunidade. Um verdadeiro convite à vivência cultural, já que se trata de um vilarejo pouco tocado pelo turismo. 

Faça a sua reserva!

Escolha entre os melhores passeios e o melhor serviço de translado para a sua viajem ser inesquecível. Faça agora mesmo a sua reserva!

Reserva por WhatsApp
bottom of page