Tipos de Embarcações

Ao desembarcar na Ilha de Boipeba você irá encontrar todo o tipo de embarcação, não só por ser o principal meio de transporte mais também por ser um dos meios de trabalho de uma grande parte da comunidade.

Barco Saveiro

São utilizados para passeios, como os que vão até as piscinas naturais em Moreré. Eles saem sempre na maré baixa, tendo como ponto de encontro a praia de Boca da Barra. Além disso, barcos saveiros são usados na Ilha de Boipeba constantemente pelos pescadores, desde gerações, como meio de transporte ao seu trabalho; a pescaria. Com a chegada do turismo a Ilha de Boipeba vem desenvolvendo algumas construções de casas e escolas onde os barcos saveiros fazem os transportes do material de construção como sacos de cimento, blocos entre outros.

Lancha Rápida

São usadas como meio de transporte de Valença para Ilha de Boipeba, ou de Boipeba para Valença, em média uma hora de viagem.

Lanchas rápidas também são utilizadas para passeios de volta à ilha, saindo na maré baixa da praia de Boca da Barra e fazendo a volta completa na ilha, com parada nas piscinas naturais de Moreré, Ponta dos Castelhanos, Cova de Onça e Canavieiras e no ponto das ostras.

Canoa

Usada há séculos, desde os índios tupinambás que aqui habitavam, a canoa continua a ser usada na Ilha de Boipeba, tanto como transporte de pescadores, como também para passeios no final do dia, beirando os manguezais do Rio do Inferno e deslumbrando um lindo e inesquecível pôr do sol.

Flex Boat

São lanchas infláveis, que saem de Morro de São Paulo para o passeio pelas ilhas. Chegam na praia de Boca da Barra na Ilha de Boipeba por volta do meio dia, saindo às duas horas da tarde, parando em Cairu e outras ilhas, chegando em Morro às cinco horas da tarde. Pessoas interessadas podem comprar passagens de flex boat na Ilha de Boipeba para ir à Morro de São Paulo. Sai em média sessenta reais por pessoa.

Lancha convencional

É uma embarcação tipo barco saveiro, porém com uma capacidade de passageiros maior. Saem da Ilha de Boipeba ás seis e onze horas pela manhã, e à tarde sai às quatorze horas. Custam em média vinte reais por pessoa, incluindo a lancha até Torrinhas e um ônibus de Torrinhas até Valença. É uma viagem desgastante e desconfortável, que pode levar até três horas de duração.

Catamarã

São embarcações de grande porte, saem de Morro de São Paulo com destino à Salvador, ou de Salvador para Morro de São Paulo; em torno de duas horas de viagem. Custam em média setenta e cinco reais por pessoa.