Saiba tudo sobre a maré em Boipeba

Entenda como funciona a maré na Ilha de Boipeba – quase todos os passeios que você for fazer pela ilha dependem dela!

Sabia que a Ilha de Boipeba está entre as ilhas mais bonitas do Brasil? Praias paradisíacas com águas calmas e agradáveis, areia branquinha e calor o ano todo você encontra por lá! Porém, para organizar seus passeios e curtir o que a ilha oferece de melhor, você precisa ficar ligado na tábua de marés de Boipeba.

Preparamos um guia básico sobre maré em Boipeba para você. Confira:

Como funciona a maré em Boipeba?

Por definição, as marés são as alterações no nível do mar em comparação à faixa de areia. A maré alta ocorre quando o nível do mar sobe. A maré baixa, quando o mar recua. Elas têm a ver com as fases da lua – ou mais especificamente com a posição da Terra em direção à lua!

Existem duas classificações básicas para as marés em Boipeba ou em qualquer outra cidade litorânea, que variam de acordo com as fases da lua:

  • Maré de sizígia: a amplitude entre as marés aumenta, ou seja, as marés altas são mais altas e as marés baixas são mais baixas. Ocorre durante a lua cheia e lua nova. Se puder, programe sua viagem para esse período!

 

  • Maré de quadratura: a amplitude entre as marés diminui, e as marés altas e baixas ficam mais próximas da média, com menor variação. Ocorre durante a lua crescente e lua minguante.

Por que devo prestar atenção à tábua de marés?

Entender como funciona a maré é fundamental para as atividades turísticas em Boipeba! A maré em Boipeba, como acontece na maioria das praias, passa por quatro fases todos os dias: duas marés altas e duas marés baixas, com duração aproximada de seis horas cada uma.

Quem pretende, por exemplo, fazer uma longa caminhada pela areia ou desfrutar de um momento de relaxamento nas piscinas naturais formadas pelo recuo do mar, precisa saber quais serão os horários da maré baixa.

A maré alta deve ser observada também por questões de segurança, já que com o nível do mar um pouco mais alto, aumentam também as ondas e diminuem as faixas de areia. Em praias onde se formam bancos de areia ou piscinas naturais durante a maré baixa, a permanência deve ser monitorada para agendar o retorno antes que a maré suba novamente.

Como consultar a variação das marés?

Para evitar transtornos e facilitar o planejamento de seus passeios, fique de olho na tábua de marés de Boipeba. As tabelas são de fácil compreensão: a maré baixa é quando os índices estão o mais próximo de 0.0 (até 0.9). O horário indicado refere-se ao índice mais baixo. Após isso, a maré volta a encher, processo que pode demorar até seis horas.

Na prática, se a tábua de marés indicar que a maré baixa será 10h30 da manhã, por exemplo, você pode chegar à praia ou agendar seu passeio para às 9h da manhã, pois a maré já estará baixando – e permanecerá baixa e ideal para passeios até umas 13 horas.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a gente – será um prazer atendê-lo!