Limites e Localização

Conheça um pouco sobre a localização e os limites do município de Cairu onde a Ilha de Boipeba faz parte deste maravilhoso arquipélago, Cairu é o único município arquipélago do Brasil.

Cairu é um arquipélago integrado por um grande número de ilhas, além da Ilha de Boipeba. Está localizada numa região estuarina, entre a desembocadura do Rio dos Patos (ao Sul) e o canal de Taperoá (ao Norte) e entre as coordenadas geográfica 13°48´S de latitude e 39°04´W de longitude e possui uma altitude de 4m (quatro metros) em relação ao nível do mar.

Limita-se ao norte com o município de Valença, ao sul com o município de Nilo Peçanha a oeste com o município de Taperoá e a leste com o Oceano Atlântico.

“Geologicamente trata-se de um conjunto de Ilhas costeiras relacionadas à área do continente que lhes é adjacente, ambientalmente homogêneo e ecologicamente integrado que constitui um caso excepcional entre os municípios brasileiros uma vez que o Município de Cairu é formado por Ilhas separadas somente por canais e rios que estão subordinadas a uma única administração. (IBGE)

Tal estrutura lhe permite o título do único município arquipélago do Brasil e apenas três ilhas são habitadas e desenvolvem atividades econômicas no arquipélago de Tinharé e estão administrativamente distribuídas da seguinte forma:

  • Ilha de Cairu onde se encontra a cidade de Cairu, sede Municipal e os povoados de Tapuias e Torrinhas.
  • Ilha de Tinharé composta pelos distritos de Morro de São Paulo e Gamboa do Morro e pelos povoados de Galeão, Garapuá e Canavieiras.
  • Ilha de Boipeba, formada pelos povoados de Velha Boipeba, Morere, Monte Alegre e São Sebastião.

Somente a Ilha de Cairu é ligada ao continente por uma ponte no limite com Nilo Peçanha. O acesso às demais ilhas (inclusive a Ilha de Boipeba) é feito por rios e mares.