Festa de Iemanjá

Como manda a tradição mais uma vez na Ilha de Boipeba a festa de Iemanjá foi realizada com muita alegria, atraindo turistas e moradores para grande devoção a Rainha do Mar.

A comunidade da Ilha de Boipeba se reuniu no último dia 02 de Fevereiro de 2015 para saudar a Rainha do Mar com muita alegria, fé e devoção.

A alegria contagiou toda a ilha com barcos decorados e organizados para entregar os presentes para Iemanjá, as pessoas vestidas de branco seguindo para cerimônia na vila de Boipeba demostrando o respeito e a grande fé do povo da Ilha de Boipeba, em seguida um cortejo percorreu as ruas até a ponte, saudando a todos os moradores e turistas. O clima na comunidade era de entusiasmo e alegria com muita gente pedindo paz e bênçãos. 

Os historiadores contam que a Festa de Iemanjá começou quando um grupo de pescadores decidiu oferecer presentes para agradar a Mãe D’Água. Com o tempo, passou a atrair uma grande quantidade de pessoas e se tornou uma das festas populares mais importantes do estado da Bahia.

Iemanjá é reconhecida como a mãe de todos os orixás. Representada sob a forma de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento, também é chamada de Dona Janaína ou Rainha do Mar. Vaidosa, ela gosta de receber muitos presentes. Por esse motivo lhe são oferecidos espelhos, flores, braceletes, entre vários outros acessorios.